sábado, 1 de outubro de 2011

QUESTIONÁRIO – LINGUAGEM DE MULTIMÍDIA

Queridos,

Taí o QUEST que dá base a nossa prova.
Elaborei a partir das questões que alguns grupos me enviaram.

A prova vai ter 7 questões de múltipla escolha. Parece fácil, só parece. Estudem e até a terça, dia 4.

ATENÇÃO!
Os grupos que ainda não enviaram as questões devem fazê-lo, pois a nota (5,0) do Seminário "Mídias Digitais" está condicionada ao envio do material: questões e slides. Assim combinamos, assim será.

Bjaum!
Albery 


@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

[César, Clarissa, Kadydja, Priscila e Wendylla]
Segundo o diretor da Anatel, Pedro Jaime Ziler de Araújo, como o governo brasileiro viabiliza a introdução da Tv a cabo no país?
Como o governo brasileiro visou no início o lado educacional e cultural ao invés do lazer e divertimento. Onde no governo de Fernando Henrique foi proposto que a Anatel tomasse uma decisão a respeito desse assunto. Já o governo Lula encarou a Tv digital como um problema de governo, que deveria ser resolvido por todo o governo e não por uma agência reguladora ou um ministério. Isso é ver a televisão como não um entretenimento, mas como um instrumento de inclusão social.

Qual a opinião da maioria dos jovens, a respeito da inclusão da Tv a cabo na vida de toda a sociedade? E o por que de estudantes estarem envolvidos em determinadas manifestações?
As opiniões dos jovens são bem divergentes, onde a maioria defende a abertura da TV a cabo na TV aberta, pois alegam que os canais da TV aberta não possuem uma programação voltada a cultura e a educação. E os manifestantes afirmam que estão na luta por leis que realmente saiam do papel, além disso, garantem que toda a sociedade vai ser beneficiada com essa inclusão.

[Albery]
Cronologicamente, como ocorreu o processo de escolha do modelo da TV Digital para o Brasil?
Em 1994, foi criado um grupo técnico visando estudar os sistemas de TV Digital. Com a autorização da Anatel.
Em 1998, foram realizados testes de avaliação com os sistemas americano e europeu.
E, a partir de 1999, com o sistema japonês.
Em 2000, o resultado foi divulgado recomendando o sistema nipônico, referendando o europeu e apontando o americano como o menos indicado.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

[Celso]
De acordo com o texto, a radiodifusão AM em ondas curtas (OC) utiliza a faixa que vai de 1600 KHz a 50 MHz e que essa mesma apresenta uma vantagem sobre as demais. Comente sobre qual é essa vantagem:
A grande vantagem das Ondas Curtas em relação às demais ondas, é que elas atingem distâncias muito grandes com transmissores de pequena potência. Por essa razão, as transmissões em Ondas Curtas são muito utilizadas em países continentais, como é o caso do Brasil.

A mudança para técnicas digitais oferece um elenco de benefícios não propiciados pelos sistemas analógicos AM e FM. Os sistemas de radiodifusão sonora digital podem propiciar melhorias e vantagens significativas em relação aos atuais sistemas analógicos. Cite duas dessas vantagens e comente sobre elas:
a)Recepção de melhor qualidade, onde os sistemas digitais são muito mais robustos que os sistemas analógicos em relação aos distúrbios a que estão sujeitas as transmissões radioelétricas.
b)Áudio de melhor qualidade, consiste nos sistemas digitais que irão permitir transmissões de áudio de melhor qualidade. No caso do FM, com qualidade similar à do CD e no caso do AM, igual ao do FM de hoje.

[Albery]
Qual a importância de Edgard Roquette-Pinto para a radiofonia brasileira e o que ele tem a ver com as NTICs?
Ele passou à história brasileira recente como o principal pioneiro do rádio nacional, porque fundou em 1923 a Rádio Sociedade do rio de Janeiro, hoje Rádio MEC AM. Sua notoriedade ocorre porque ainda nos primórdios do século XX Roquette-Pinto já pensava em como fazer convergir educação e as novas tecnologias da comunicação e da informação, o que atualmente denominamos de NTICs. Ele foi capaz de abandonar seu passado de etnógrafo, antropólogo e geógrafo pela tecnologia do rádio e o impacto que, muito mais do que o cinema, ela poderia ter sobre a educação.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

[Laura] 
Como a internet foi decisiva no processo de criação do Creative Commons?!
A internet impulsionou a criação do CC,já que leis de proteção aos direitos autorais erão por demais rígidas e, muitas vezes, acabavam atrapalhando a vontade de muitos criadores de não só cederem seus materiais, como também de utilizar criações de outras pessoas que também querem compartilhar seu trabalho. E a troca de informações via internet se dá de uma maneira mais rápida e dinamica.

O que significa a letra C?! E pra que ele existe?
Signfica que todos os direitos reservados,peça autorização. Ele protege todos os titulares do direito autoral e avisa a todos sobre isso.Se não houvesse os Direitos autorias todas as obras iam automaticamente cair em domínio público.

[Albery]
Cite três tipos de licença Creative Commons e o seu significado:
Atribuição:
Você permite que outras pessoas copiem, distribuam e executem sua obra, protegida por direitos autorais – e as obras derivados criadas a partir dela – mas somente se for dado crédito da maneira que você estabeleceu.
Uso Não Comercial:
Você permite que outras pessoas copiem, distribuam e executem sua obra – e as obras derivadas criadas a partir dela – mas somente para fins não comerciais.
Não à Obras Derivadas:
Você permite que outras pessoas copiem, distribuam e executem somente cópias exatas da sua obra, mas não obras derivadas.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

[Joelha, Tacio e Romário]
Sabe-se que a TV digital poderá trazer inúmeras mudanças, que mudará a forma de nos relacionarmos com a TV. Cite algumas dessas mudanças:
A TV digital por sua característica interativa, proporcionará ao telespectador atender seus interesses e necessidades, como fazer compras, pagar contas, comentar fatos e programas na TV,permitirá um debate entre cidadão e canais de retorno.  Há também uma significativa mudança no conteúdo, na qualidade de imagem e som.

A TV digital tem potencial para constituir um meio efetivo de democratização do acesso a informação e a comunicação, condição fundamental para o desenvolvimento da cidadania. Comente sobre essa afirmação:
É verdade, com a TV digital o direito a comunicação deixará de ser apenas de proprietárias, concessionárias e legisladores para ser do publico. O poder da TV até então concentrado em alguns poucos, será comum a muitos. Pensa-se nela com o meio de democratização já que a TV analógica atinge 98% dos lares brasileiros, muito mais que qualquer serviço de ação ou estado. Sendo assim os benefícios de comunicação, informação e interatividade estarão a serviço de todos, de maneira aberta através da TV digital.

[Albery]
Fale sobre a relação TV Digital/Democratização da informação e comunicação:
A TV Digital permitirá um debate entre o cidadão e os canais de retorno. Há também uma significativa mudança no conteúdo, na qualidade de imagem e som. Acredita-se que esse novo conceito de telecomunicação tem potencial para constituir um meio efetivo de democratização do acesso à informação e a comunicação, condição fundamental para o desenvolvimento da cidadania.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

[Yohei, Emmanuel, Diego e Jaime]
A PUC e a UFPB desenvolveram um sistema digital chamado GINGA. O que é o Ginga, e como funciona?
O Ginga é um sistema interativo, que foi desenvolvido para aproximar o telespectador da programação televisiva. Inicialmente, por meio do controle remoto, se fazer compras, votar em um determinado reality show.

Como é feita a pesquisa de audiência, a nível nacional e regional?
A nível nacional, o IBGE seleciona algumas famílias, e o IBOPE instala um aparelho chamado peoplemeter¸ que mede em tempo real o índice de audiência. A Nível regional, é feito uma chamada Pesquisa Caderno, realizada duas vezes por ano, 1ª e 2º semestre. Por meio de pesquisa de campo, presencial.

[Albery]
Qual a contribuição do Projeto Ginga para a democratização do acesso à comunicação e informação?
Desde sua concepção, o Ginga levou em consideração a necessidade de inclusão social/digital e a obrigação do  compartilhamento de conhecimento de forma livre. O Ginga é uma tecnologia que leva ao cidadão todos os meios para que ele obtenha acesso à informação, educação à distância e serviços sociais apenas usando sua TV, o meio de comunicação onipresente do Brasil.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

[Hadna, Micaelly, Pedro Dantas]
Durante todo o processo de implantação do projeto do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre o projeto contou com o apoio de varias fundações, mas qual foi à principal delas? E em que prestou acessória? A CPQD, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Telecomunicações e prestou acessória em relação aos testes, nas analises dos resultados e principalmente nas pesquisas de mercado junto ao consumidor.

O Brasil tem hoje, um dos maiores sistemas de televisão aberta do mundo, tendo o que como principal característica? O acesso totalmente gratuito aos consumidores, mesmo que o projeto ainda não atenda a todos os estados  e cidades, mas já é considerado um dos maiores sistema de TV aberta.

Qual o propósito do SBDTV no Brasil? Implantar a TV digital com o propósito de dar acesso a todas as pessoas de todas as classes sociais e uma boa qualidade de imagem e som e que seja totalmente gratuita

[Albery]
Entre os objetos do SBTVD, cite três:
Propiciar a criação de uma rede universal de educação a distância;
Planejar um processo de transição da TV Analógica para a Digital que garanta a gradual adesão dos usuários a custo compatíveis com sua renda;
Estabelecer ações e modelos de negócios para a TVD adequados à realidade econômica e empresarial do Brasil.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

[Adriano]
Qual  a importância da inclusão digital para a sociedade atual?
Devido ao bum tecnologico faz-se necessario a capacitação de pessoas que servem de multiplicadores de conhecimento digital já que a inclusao digital é o processo de democratização as tecnologias de informação. uma pessoa que não está incluida digitalmente esta excluida da sociedade.

De que maneira a inclusao digital pode mudar a realidade de uma sociedade?
A inclusao digital esta diretamente ligada ao meios de comunicação onde estes afetam no comportamento de uma sociedade, gerando um novo contexto e novos comportamentos. alem de novos grupos poderem se beneficiar dessas tecnologias como por exemplo os deficientes visuais que podem ouvir o que se exibe na tela de um computador a sua frente

[Albery]
Qual a repercussão que o tema “inclusão digital” tem gerado no campo do pensamento?
Muito se tem falado em inclusão digital e convergência tecnológica. Tal discussão tem sido motivo de artigos em congressos acadêmicos, tem ganhado espaço na web, em listas de discussão, livros (impressos e/ou virtuais), e estimulado a elaboração e o desenvolvimento de políticas públicas sobre a inclusão digital em diferentes países, como é o caso do Brasil.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting